Desfolhada à Moda Antiga em Silvalde

O Rancho Folclórico de S. Tiago de Silvalde realizou no passado dia 10 de Outubro de 2009, pela segunda vez, após inauguração do Canastro, em frente à Junta de Freguesia de Silvalde, a sua "desfolhada" à moda antiga.

As tradicionais desfolhadas fazem parte das actividades agr√≠colas, reunindo √† sua volta novos e velhos, amigos e vizinhos. Durante as desfolhadas, o aparecimento do "milho rei" √© o essencial para manter a alegria do grupo. O feliz contemplado tem direito a dar uma volta a todos, distribuindo abra√ßos. Antigamente, esta era uma oportunidade √ļnica para se aproximarem das raparigas, das namoradas, at√© das noivas porque, na √©poca a vigil√Ęncia por parte dos pais era muito apertada.

Foram muitos os silvaldenses que se deslocaram ao local e que ajudaram a desfolhar as espigas de milho, num ambiente com muita anima√ß√£o, conv√≠vio e alegria. Os mais velhos, tiveram assim uma oportunidade de recordar os "ser√Ķes √† moda antiga".

No final e depois da "escapadela" efectuada e a "eira" limpa, o tão esperado copinho de vinho foi distribuído pelos presentes e como não seria de esperar a dança fechou esta noite muita animada.

Nada melhor para encerrar este convívio com a oferta aos presentes de um "porco no espeto".

 

 

 

 

 

M√ļsica