32º Aniversário do Rancho de Silvalde

O Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde festejou no passado dia 25 de Novembro o seu trigésimo segundo aniversário. Data essa que culminou uma época intensa de actividades que serviram para engrandecer o já rico historial desta colectividade, nomeadamente a deslocação à Alemanha, em Agosto e a participação, pela primeira vez, nas Marchas de S. João do Rio Largo, a convite e em representação da Junta de Freguesia de Silvalde.

Do programa constou a recepção às Entidades convidadas pelas 16.00 horas na Sede do grupo, na Junta de Freguesia de Silvalde.

Pelas 16.30, foi celebrada uma missa, na Igreja Paroquial de Silvalde, em memória de todos aqueles que directa e indirectamente contribuíram para a projecção que a colectividade atingiu ao longo dos anos. Uma palavra de agradecimento ao Padre Manuel António pela disponibilidade constante para com o Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde.

De seguida, a romagem ao Cemitério para colocação de uma coroa de flores no “Memorial” existente nesse local onde repousam os elementos e sócios já falecidos.

Já na Sede do Grupo, o Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Dr. Pinto Moreira, que acompanhou esta primeira fase das comemorações, teceu largos elogios ao trabalho do Rancho de Silvalde, prometendo continuar apoiar a cultura popular, nomeadamente o trabalho dos grupos do concelho.

À noite, no restaurante “A Flôr do Bolhão”, em Fiães, um Jantar de confraternização com todos os elementos e amigos do grupo, cerca de centena e meia de pessoas, festezaram esta data, desejando-se votos para que este seja mais um dos muitos que ainda se irão seguir. Foi ainda alvo de homenagem, o elemento com 25 anos de actividade, Paulo Adelino Alves Reis.

Associaram-se a estas comemorações o presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, Marco Gastão, o Vereador da Câmara Municipal de Espinho, Dr. Quirino de Jesus, do Governo Civil de Aveiro, Dra. Liliana Ferreira e da Federação do Folclore Português, Inácio Soares.

Texto: Francisco Moreira

Música