Desfolhada Tradicional

O Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde realizou no passado dia 15 de Outubro, no Espigueiro em frente à Junta de Freguesia de Silvalde, a sua “Desfolhada à moda antiga”.

Em finais de Setembro e até meados de Outubro cortam-se as canas do milho, que são transportadas para a eira no carro de bois. Na eira faz-se a desfolhada. À medida que se desfolha, vai-se amontoando as espigas em cestos que, depois de cheios, são despejados no canastro ou espigueiro. Os jovens participam entusiasmados nas desfolhadas, sempre na esperança de encontrar milho-rei ou rainha para poderem dar um beijo ou um abraço à sua namorada. A desfolhada ou escapelada termina sempre com uma festa, com a merenda ao som da música e dura até largas horas da noite.”

Foram muitos os silvaldenses e amigos do grupo que se deslocaram ao local e que ajudaram a desfolhar as espigas de milho, num ambiente com muita animação, convívio e alegria. Os mais velhos, tiveram assim oportunidade de recordar os “serões à moda antiga”.

No final e depois “escapelada” efectuada e do milho colocado no espigueiro, o tão esperado copinho de vinho foi distribuído pelos presentes e como não seria de esperar a dança fechou este dia muito animado.

Nada melhor para encerrar este convívio com a oferta aos presentes de um “porco no espeto”.

Texto: Francisco Moreira

Música