33º Aniversário do Rancho de Silvalde

O Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde festejou no passado dia 26 de Novembro o seu trigésimo terceiro aniversário. Mais uma ano de intensa actividade que contribuiu para continuar a marcar a presença do Rancho de Silvalde nas diversas realizações de cariz local e também nacional. Este ano, e pela primeira vez, e inserido nas “Tasquinhas de Silvalde” o primeiro festival infantil do desta colectividade.

Pelas 16h00 foram recebidas na Sede do grupo, na Junta de Freguesia de Silvalde as entidades convidadas, seguindo-se de imediato para a Igreja Paroquial de Silvalde, onde foi celebrada uma missa em memória de todos aqueles que directa e indirectamente contribuíram para a projecção que a colectividade atingiu ao longo dos anos. Uma palavra de agradecimento ao Padre Manuel António pela disponibilidade constante para com o Rancho Folclórico S. Tiago de Silvalde.

De seguida, a romagem ao Cemitério para colocação de uma coroa de flores no “Memorial” existente nesse local onde repousam os elementos e sócios já falecidos.

Já na Sede do Grupo, foi inaugurada uma Sala de Convívio, pelo Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Dr. Pinto Moreira e pela Presidente da Junta Marco Gastão, dotando esta colectividade a partir desta data de mais um espaço para que os seus elementos possam se aproximar ainda mais das suas raízes. Nos discursos destas duas Entidades destacam-se os elogios ao trabalho desenvolvido pelo Rancho de Silvalde, prometendo ambos em continuar apoiar a cultura tradicional.

À noite, no restaurante “A Flôr do Bolhão”, em Fiães, um Jantar de confraternização com todos os elementos e amigos do grupo, cerca de centena e meia de pessoas, festejaram esta data, desejando-se votos para que este seja mais um dos muitos que ainda se irão seguir.

Associaram-se a estas comemorações o presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, Marco Gastão, em representação da Câmara Municipal de Espinho, Dra. Ana Loureiro e da Federação do Folclore Português, Inácio Soares. Por motivos pessoais, foi impossível a participação do Presidente da Direcção do Rancho de Silvalde, Francisco Moreira, que não podia passar esta data sem uma mensagem de agradecimento a todos aqueles que continuam a colaborar com esta colectividade.

Texto: Francisco Moreira

Música