Danças e Cantares

» Rusga ao Sr. da Pedra / Velha Rusga - A maior das romarias de Vila Nova de Gaia. Vinham romeiros das mais variadas localidades do norte e centro do País. Era uma dança que se fazia durante as caminhadas para a romaria, não só a do Sr. da Pedra, mas também para a Sra do Desterro, Sra. das Necessidades e outras, que em alguns casos ultrapassavam a dezena de quilómetros.

» O Malhão - Esta dança tradicional da gente do litoral, que conta a história de um homem que era criado de servir, mas não tinha lugar certo para trabalhar. De viola às costas lá ia arranjando trabalho neste ou naquele lavrador, embora preferisse "comer, beber e passear na rua..."

» Lambão - Dança de roda que se fazia nos terreiros, na qual os rapazes iam roubando as raparigas. Quando a dança terminava, alguns deles ficavam sem par e por isso chamavam-lhe "Lambão".

» Bonita Ó Linda - Esta dança foi uma transposição duma das danças palacianas para os terreiros, tendo sido, desta forma, popularizada.

» Carrasquinha - É uma dança de roda, em que os rapazes tentam beijar as raparigas.

» A moda do verdegar - Dança de roda que se fazia nos terreiros e nas romarias.

» A Velha - É uma dança que fala de um rapaz que pediu em casamento uma velha por causa da filharada. A velha não queria casar, mas o rapaz tanto insistiu que a velha disse que sim. De nada valeu ao rapaz ter casado com a velha porque só de uma vez teve dez filhos.

O Velho - Dança de roda muito simples na qual a mocidade troça do velho com pretensões a novo.

Vira de Roda / Vira Valseado - Dança de roda, efectuada principalmente nas eiras e nos terreiros, aos Domingos ou no fim das escapeladas, onde punham à prova a resistência física dos seus intervenientes, podendo até durar mais de uma hora. No final, não faltava uma caneca de vinho.

Música